sábado, 30 de janeiro de 2010

Mediunidade


Sabemos que alguns querem e doutrinam o conceito, dizendo que todos são médiuns, cabendo a eles apenas desenvolver. Ora, não se pode desenvolver uma coisa que não se tem. Não estamos dizendo com isso que o médium é melhor que ninguém, estamos apenas afirmando que mediunidade é uma tarefa, um compromisso assumido antes do reencarne.
GOSTARÍAMOS DE DEIXAR CLARO QUE O DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO É MUITO IMPORTANTE PARA OS MÉDIUNS, MAS O DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL (o que não é a mesma coisa), É MUITO MAIS IMPORTANTE PARA TODOS (MÉDIUNS OU NÃO).

MAS O QUE É SER MÉDIUM?

A palavra médium tem origem no latim e quer dizer:

o meio, o intermediário
Os médiuns recebem acréscimos vibratórios, que são feitos em maiores ou menores quantidades, de acordo com o nível evolutivo do médium, pois existem médiuns de vários níveis evolutivos.

MODALIDADES MEDIÚNICAS

Falar de mediunidade é algo mais complexo e muito vasto, pois há várias modalidades mediúnicas, o assunto exige dedicação e atenção para ser compreendido.

Antes de falarmos sobre as modalidades é necessário entender onde ela se processa, precisamos entender que:

- Quanto mais evoluído for o espírito = menos corpos ele terá (pois estão mais próximos da sua essência espiritual, e distanciados da matéria).

- O ser espiritual encarnado se manifesta através de 7 corpos no Reino Natural.

- Se estiver desencarnado, normalmente se apresenta com 6 corpos.

Vejamos quais são os corpos e suas atribuições:

1º Veículo - MATRIZ ESPIRITUAL

É o veículo mais sutil, onde estão gravadas todas as vivencias que o ser espiritual gravou ao longo de suas encarnações.

2º Veículo - CORPO ou ALMA

É o decodificador da Matriz Espiritual para os demais corpos. É o plasmador da individualidade do ser. É também conhecido como Corpo Causal.

3º Veículo - CORPO MENTAL

É o corpo sede da percepção e da consciência. É o corpo das idéias, do raciocínio.

4º Veículo - CORPO ASTRAL PURO

É um veículo essencialmente plástico, obedecendo sua forma as informações enviadas pelo Corpo Mental. É também denominado de MATRIZ ASTRAL e chamado pelos kardecistas de perispírito. Sua constituição reflete o estado consciencial do individuo.

5º Veículo - CORPO ASTRAL

É o veiculo de sustentação do Corpo Astral Puro, sendo também emissor de informações ao Corpo Etérico. É altamente energético em virtude de manter o arranjo e a arquitetura do Corpo Astral Puro. É neste corpo que ocorre às manifestações mediúnicas.

6º Veículo - CORPO ETÉRICO

É a sede energética codificada de todos os outros corpos. É um corpo essencialmente energético, mediando fenômenos eletromagnéticos do Corpo Astral ao Corpo Físico Denso. Dele também são refletidas as energias latentes dos outros corpos, é o tão conhecido “AURA”.

7º Veículo - CORPO FÍSICO DENSO

É constituído de átomos, moléculas sólidas, liquidas e gasosas. É um complexo carbônico praticamente composto de 4 elementos vitais: carbono, oxigênio, nitrogênio e hidrogênio. Esses formam vários compostos, juntamente com outros elementos que se encontram em proporções variadas no Corpo Físico Denso. É o corpo mais conhecido por nós encarnados, é uma concretização, ainda grosseira, das linhas de forças que partem do Corpo Astral:

O corpo Astral é molde e o Corpo Físico é o modelado. O corpo Astral é idêntico ao Corpo Físico, só que mais sutil, formado por matéria astral.

Após deixarmos claro, embora de forma muito superficial os corpos ou veículos do ser espiritual, retomemos a chamada DUPLA CONDIÇÃO, para sabermos exatamente onde são feitos os acréscimos morais e energéticos nos corpos dos médiuns.

A dupla condição do médium umbandista, o "selo mediúnico", é a readaptação em seus processos comportamentais e em sua organização astro-etéreo-física, variando a intensidade sempre de acordo com o grau de evolução do médium. Seu CORPO ASTRAL sofre um acréscimo energético em certos centros vitais, chamados CHAKRAS, visando uma maior precipitação fluídica magnética, a qual vitalizará todo o complexo etéreo-físico do médium e será o suporte vibracional para o contato e o sustentáculo mediúnico.

Tais ajustes são fundamentais para que, após a "ignição" o médium consiga manter o seu teor vibracional e mantenha também o contato com a Entidade Astral, evitando desequilíbrios energéticos que ocasionam as dúvidas, oscilações, "consultas atravessadas", etc.

Porém esses acréscimos vibratórios devem ser SEMPRE REVITALIZADOS, fazendo com que o médium funcione como um dínamo (gerador) e não como uma pilha.




Agora veremos quais são realmente as modalidades mediúnicas.

Essas modalidades se dividem basicamente em 6:

1) Mecânica de Incorporação
Esta é, sem dúvidas, é a modalidade mais popular pelos terreiros espalhados pelo Brasil.

A Incorporação, como é conhecida, é o que faz com que os terreiros recebam dezenas e centenas de pessoas na expectativa de escutarem uma mensagem de paz, amor, tranqüilidade das entidades.

INFELIZMENTE, INSISTEM EM TRATAR TAIS ENTIDADES (INFINITAMENTE MELHORES QUE NÓS), COMO ATENDENTES DE UM GRANDE BALCÃO, ONDE AS PESSOAS SERVEM-SE, RESOLVEM SEUS PROBLEMAS E NUNCA MAIS VOLTAM, SEQUER PARA AGRADECER. Mas isso é um problema que está ligado ao grau consciencial de cada um, portanto...



Mas voltando a incorporação, apesar de ser o principal meio de comunicação com o Astral Superior, SÃO RARAS AS PESSOAS QUE CONHECEM OS PROCESSOS MAIS SUTIS DA MECÂNICA DE INCORPORAÇÃO. Alguns levam-na as raias do fanatismo, chegado até as raias do absurdo, com suas vagas idéias.



Agora, mas tentar acabar com os MITOS que a cercam:

- a mecânica de incorporação está dividida em duas partes:

- incorporação inconsciente

- incorporação semi-inconsciente



Alguns pregam uma terceira modalidade que seria a CONSCIENTE, porém nesta não ocorre o processo de incorporação propriamente dito. É o que chamamos de IRRADIAÇÃO INTUITIVA (veremos mais para frente).
Obs.

Para haver incorporação a entidade atuante deve fazer uso de 3 partes fundamentais da constituição etéreo-física do médium:

Parte psíquica

Parte sensorial - sensitiva

Parte motora

Na irradiação intuitiva a entidade só faz uso da função psíquica do médium; portanto não é incorporação.
Na incorporação a entidade não entra no corpo do médium pela cabeça, como muitos dizem. Na verdade, a entidade incorporante apenas se liga magneticamente ao Corpo Astral do médium em algumas regiões chaves que são:

1ª REGIÃO - núcleos vibracionais superiores - região ENCEFÁLICA.
2ª REGIÃO - núcleos intermediários - região TORACO-ABDOMINAL.
3ª REGIÃO - núcleos vibracional genésico - região do CÓCCIX.
SEM LIGAR-SE A ESSES 3 PONTOS NO CORPO ASTRAL DO MÉDIUM, NÃO HÁ A INCORPORAÇÃO. CASO A ENTIDADE ACHE NECESSÁRIO ELA PODE ATUAR EM OUTROS 3 PONTOS DISTINTOS, MAS NO MÍNIMO EM 3 DELES. Esse é o conceito básico para ocorrer o processo da incorporação.



Mecânica de incorporação INCONSCIENTE:

Como o próprio nome diz, há uma tomada total, deixando o médium completamente inconsciente, como se estivesse em sono profundo.

A passividade do médium é total, fazendo com que a entidade tenha plenos poderes sobre seu corpo físico, isto controlando toda sua parte psíquica, sensorial e motora.

O médium não tem consciência nenhuma, durante do transe mediúnico e nem lembranças após o mesmo.

Nos dias de hoje isso é RARO, isso era muito comum no inicio do Movimento Umbandista, onde os médiuns eram tomados pelas entidades quase a “força”, pois muitos não eram nada esclarecidos e dificultava de forma insistente o trabalho das entidades.

Suas vibrações mediúnicas eram muito LENTAS E LONGAS, facilitando a atuação das entidades, embora era muito fácil de serem LOGRADOS E LUDIBRIADOS POR ENTIDADES DAS SOMBRAS.

Hoje, tal incorporação restringe-se aos médiuns com uma sistemática evolutiva pouco trabalhada.
Para entendermos melhor:
1. O médium preparado para a incorporação inconsciente, tem abundância de energia VITAL em todos núcleos vibratórios.



2. A entidade incorporante enlaça os corpo Astral do médium e, com a mão direita emite certos fluidos na região da cabeça e com a mão esquerda emite fluidos na região genésica. Esse são os primeiros fluidos de contato, sendo que a manutenção dos mesmos é feita pela projeção energética do médium junto à entidade. As duas constituições astrais se unem como se fosse uma só e a entidade bloqueia certas regiões cerebrais, para que o médium não tenha consciência.



3. O sistema nervoso central é totalmente controlado pela entidade, o mesmo acontecendo com os centros da memória. A zona neurosensitiva e mesmo as sensações também ficam sob o controle da entidade.



4. Tudo isso se reflete no corpo físico da seguinte forma:



a) No inicio do processo, há uma profusão de bocejos, visando oxigenar melhor o cérebro propiciando sua revitalização.

b) Atua também no cerebelo, onde irá controlar a memória, impedindo que este se lembre de alguma coisa após o transe. A entidade usa também os movimentos do médium.

c) O contato mediúnico faz com que ocorra um certo sacolejo no médium, em virtude do choque nervoso, mas logo é frenado e controlado pela entidade.

d) Controla a fonação e todas as funções endócrinas, mas principalmente a complexa rede nervosa cardíaca. Sendo todas essas mantidas com gasto mínimo de energia. O núcleo vibratório mais incitado é o cardíaco, devido à quantidade de energia necessária para deslocar o corpo astral do médium. O médium fica consciente astralmente, mas as lembranças no físico são completamente apagadas.



Esses são os principais aspectos, sem dúvidas não são todos, mas sim o suficiente para entendermos o processo de forma lógica.

Mecânica de incorporação SEMI - INCONSCIENTE:
É a modalidade mediúnica que prevalece no Movimento Umbandista da atualidade.

Na incorporação semi-inconsciente há perda relativa ou parcial, essa perda da consciência obedece a uma graduação, isto é temos em termo de porcentagem de inconsciência, o qual pode variar de 10% a 90% no máximo.



Mas por que ocorre tal variação nos graus de consciência?



· Normalmente a incorporação SEMI-INCONSCIENTE, liga-se a médiuns de karma probatório um pouco mais avançado passando para o evolutivo (a escala evolutiva destes médiuns varia), por isso a porcentagem de inconsciência também, de acordo com cada um).

· No inicio da mediunidade, varia sempre entre 5% e 10%, com o desenrolar do desenvolvimento, a porcentagem vai aumentando, chegando a níveis de 40% e 60%, o que já é considerado altíssimo.

· Essa incorporação semi-inconsciente é destinada aos médiuns de graus evolutivos melhores, porque através da mediunidade, o médium aprende com a entidade:

a) Como ajudar as pessoas de forma mais adequada;

b) Ser mais caridoso;

c) Ser mais generoso e benevolente;

d) Atender todos sem distinção.

Esse é o real objetivo da mediunidade, ajudar os seres desenvolverem-se espiritualmente e deste modo caminharem mais rápido rumo a evolução.
Dependendo da vibração original da entidade (da linha), os pontos ou regiões atuadas podem VARIAR, provocando diferenças fundamentais nas incorporações, sendo que o médium mais experiente, só pelos fluídos saberá identificar a vibração (a linha), mas será atuada no mínimo 3 pontos.

De acordo com o trabalho realizado, o médium poderá ter mais ou menos recordações sobre a atuação do seu mentor.

Quando o médium está BEM INCORPORADO ele NÃO PENSA, portanto tudo que vê e ouve é o seu mentor atuando, isso varia de acordo com o percentual de cada médium.

Na incorporação semi-inconsciente POSITIVA, o médium quase não tem domínio de seus movimentos (pois seus sentidos são rebaixados e não passivo), sempre variando de 10% a 90%.

Quanto mais experiente for o médium, mais rápido se desliga, é mais fácil de ser atuado pela entidade, podendo estar com até 30% de consciência, MAS SEU COMPLEXO MENTAL É FRENADO, NÃO PENSA. É como se sua mente parasse temporariamente de trabalhar, assim tudo que sai da sua boca é palavra da entidade, isso INFLUENCIA A FONAÇÃO COMPLETAMENTE.



A MEDIUNIDADE NUNCA É PERFEITA, SEMPRE HÁ O QUE MELHORAR, portanto O DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO É MUITO IMPORTANTE para a evolução do médium. Mas só isso não basta, não podemos nos esquecer da conduta MORAL ESPIRITUAL (não só a moral imposta pela sociedade, mas sim uma moral calcada nos NOBRES PRECEITOS DIVINOS).

Mediunidade = Afinidade
Exemplo:

Se o médium tiver uma conduta desleixada, fútil, se prendendo demais a valores materiais, esquecendo o objetivo da mediunidade (caridade e evolução espiritual) = se afinará só com espíritos de baixo calão vibratório = prejudicará seus complexo astro-físico = atrapalha MUITO sua evolução.

Portanto cuidado! Só depende de você.

IRRADIAÇÃO INTUITIVA
É uma modalidade pouco conhecida pela grande maioria no meio Umbandista. E são raros os médiuns que se encontram preparados e sintonizados com as esferas superiores.

Essa deveria ser a maneira mais fácil de comunicação entre encarnados e desencarnados. Porém o astral do planeta encontra-se:

· Poluído

· Agressivo

· Doente e adulterado

· Pensamentos mesquinhos e infelizes

· Tudo isso forma barreiras que dificultam os contatos mais sutis.

Mas como ocorre a Irradiação Intuitiva?

Seu mecanismo baseia-se no espírito comunicante lançar uma onda mental, que vai atingir, se estiver em sintonia, a mente do médium, especialmente nos núcleos superiores.

Quando há sintonia (CASAMENTO VIBRACIONAL) entre médium e entidade, há fluxo de corrente mental, a qual é conduzida por sensíveis impulsos nervosos até o cérebro conseguir codificá-los.

Como é uma corrente mental, pode haver ressonâncias, bloqueios, desvios e etc. Tudo acontece como se houvesse uma CHUVA DE IDEIAS que chegam ao campo mental do médium.

É necessário dizer que:

· Não há ligações com as regiões sensoriais e motoras

· O médium vê e ouve tudo que o rodeia

· Não sente a atuação da entidade em sua sensibilidade.

· Só recebe as idéias, ciente de que não são suas.

· Ele recebe as informações e repassa com suas palavras.



Raríssimos são os terreiros, que se preocupam em dar assistência aos médiuns com tal mediunidade, pois a maioria desconhece e acham a incorporação mais importante.

Importante:
É bom saber que todo médium de incorporação se FORNECER CONDIÇÕES pode ser um médium intuitivo.

Mas um médium intuitivo não é médium de incorporação.

A Irradiação Intuitiva será muito importante no Mediunismo terreno no terceiro milênio.

Mas para que isso aconteça, precisamos nos educar espiritualmente, nos voltarmos para as coisas do espírito, pois só assim alcançaremos a verdadeira evolução.



Obs.

Muitas pessoas se dizem inspiradas quando conseguem alguma proeza no ramo cultural, cientifico, filosófico ou mesmo artístico, desprezando algumas vezes a irradiação intuitiva .

VIDÊNCIA E CLARIVIDÊNCIA
Ainda são muitíssimo raros os médiuns clarividentes no Movimento Umbandista e em outros sistemas filoreligiosos também.

(muitos poderão dizer que conhecem muitas pessoas que tem esse dom, mas devemos ficar atentos a essa abundância e saber distinguir o que é e o que não é real). Muitos dos médiuns, infelizmente, ainda são providos da tola vaidade e dizem que viram essas ou aquelas entidades e acabam mistificando, ou pior criando imagens distorcidas que ficam plasmadas na mente das pessoas, isso quando não se transformam em imagens de gesso esdrúxulas e ridículas, que nada tem haver com as entidades.

Essas confusões só contribuem para aumentar as deturpações e afastar as pessoas de bom senso do verdadeiro Movimento Umbandista.

Como se processa a VIDÊNCIA:

Ocorre por meio de elevados mecanismos ondulatórios, onde a entidade envia seu fluido de ligação com os núcleos vibracionais superiores do médium, ativando assim a retina física, a qual aguçada interpenetra dimensões até então invisíveis.



O que deve ficar bem claro é que o médium enxerga o que seu mentor desejar e não o que bem entender, com isso afirmamos que ninguém vê o plano Astral a todo o momento, algo que muitos querem tornar trivial.



A vidência embora seja vista como se fosse com os olhos físicos, pode ser apenas uma imagem que foi projetada (como uma imagem de TV).

Já a CLARIVIDÊNCIA:
É uma vidência interiorizada, há uma ativação do mentor no que equivale no físico às glândulas epífise e hipófise.

Sutilíssimos transmissores do cérebro são ativados para que o médium, mesmo de olhos abertos, veja quadros, cenários, pessoas, objetos, entidades e etc. (a clarividência foi um dos sentidos bloqueados, como já vimos).



Na Clarividência o mentor projeta na região QUIASMA ÓPTICO do médium uma espécie de tela panorâmica, onde o médium consegue vislumbrar dentro de si os mais diferentes cenários e encenações, com as mais variadas personagens.

Às vezes são ativados também seus núcleos intermediários, quando há necessidade de que veja certas imagens suas em outras encarnações.



Há entidades que se utilizam também do chamado “COPO DA VIDÊNCIA” é um copo comum que contém água e um cristal (é um condensador de luz astral e um catalisador de certas imagens, as quais impressionam a retina do médium). A estaticidade da água com o cristal transparente em seu interior facilita a projeção dos fluidos, podendo também as imagens ali se projetar.



Bom, como vimos não é tão simples e tão abundante nos médiuns atuais, portanto devemos nos precaver diante de tantos médiuns videntes né?

AUDIÊNCIA
O som é um dos principais elos entre o mundo Astral e Físico. É interessante ressaltar que as vibrações sonoras podem ser condensações ou decodificações de certas vibrações eletromagnéticas, como a luz. Com isso queremos afirmar que certos fenômenos luminosos se transformam, de acordo com certas freqüências do som.

Alguns podem ser inaudíveis aos ouvidos comuns, que não estão preparados ou equipados para isso.

Os médiuns audientes têm ativado de forma mais intensa seus centros e nervos auditivos.

Na AUDIÊNCIA,

· O médium ouve como se estivesse ouvindo um ser encarnado.

· Ouve o som tão claro como se estivesse ouvindo só ele.

· O médium só poderá ouvir se estiver na mesma freqüência da entidade, caso contrario não conseguirá captar o som.

Nesta situação, os núcleos vibracionais superiores são atuados e manipulados pela entidade. A entidade faz com que o médium escute o seu pensamento.


Também são raríssimos os médiuns preparados para bem ouvir. Muitos e muitos irmãos de fé estão completamente perturbados e não oferecem condições às entidades para manterem contato (sintonia diferente).

Outros, na verdade, nada vêem e nada ouvem, mas em razão novamente da tola vaidade, dizem ter visto entidade Fulano, ouvido entidade Cicrana etc... Só provocando novas distorções.

PSICOGRAFIA:
Essa modalidade é das mais raras no Movimento Umbandista da atualidade.

A PSICOGRAFIA pode ser definida também como MECANOGRAFIA.

Onde a entidade utilizando-se das mãos do médium, transmite sua mensagem por escrito.

Obs:

Não devemos classificar como Psicografia o ato de uma entidade ditar ao seu médium (Irradiação Intuitiva) e ele passar para o papel.



No Movimento Umbandista, várias entidades já se utilizam tal recurso para psicografarem:

· Temas doutrinários

· Temas ritualísticos

· Conduta dos seres encarnados e etc...



Essas são as mensagens que confortam, que dão animo e força para continuarmos firmes rumo à evolução.



No meio kardecista, também há excelente médiuns psicógrafos, como é o caso do evoluidíssimo “CHICO XAVIER”, que através de sua psicografia vem revelando que a vida continua após a morte física.

Muitos de nós deveríamos nos espelhar na humildade, simplicidade, desprendimento deste valoroso irmão, que faz uso do seu mediunismo de forma completamente desinteressada, apenas pela caridade.

DIMENSÃO MEDIUNIDADE
É a modalidade inerente aos médiuns muito evoluídos (magistas e magos).

Ela permite que o médium:

Desdobrar-se no tempo-espaço; (interpenetrar o passado, desde as primeiras encarnações, através de processo executado por um MESTRE ASTRAL).
Tais recursos são usados para que o médium possa interpretar facilmente a problemática atual do consulente. É como se o médium fizesse no consulente uma regressão a vidas passadas, descobrindo a causa real de seus atuais problemas.



Todo esse processo ocorre, liberando de forma inconsciente para o médium, certas comportas que separam o ontem de hoje. É como se fosse alargada a malha da TELA ATÔMICA.

Deixamos bem , claro que essa modalidade é conferida apenas aos médiuns MADUROS, CIENTES DE SUA JORNADA E DE SEU COMPROMISSO PERANTE O MOVIMENTO UMBANDISTA.

Um comentário:

psicólogo jesus disse...

parabéns..bastante esclarecdor....conceitos muito parecidos aos nossos no kardecismo..todos trabalhando com os mesmos propositos e com mesmo objetivo...seguir preceitos de jesus.. saudações amigo

Postar um comentário