quinta-feira, 4 de março de 2010

A ANCESTRALIDADE NA UMBANDA


Há os que não crêem na influência ancestral nas várias manifestações humanas, sejam elas sociais, culturais ou religiosas...

Mas é inevitável, e ainda mais no caso específico da Umbanda, religião nascida e fundamentada em solo brasileiro, pátria da miscigenação de raças em sua formação, que isso aconteça. Portanto é impossível negar a influência indígena, tanto quanto a dos negros africanos e do branco europeu. E mais ainda, pois, se observarmos a Umbanda do PONTO DE VISTA DA ESPIRITUALIDADE, veremos que ela possui uma história milenar, pois está REFERENCIADA EM DIVERSAS CULTURAS RELIGIOSAS, TAMBÉM MILENARES. Assim, encontraremos na Umbanda influências das mais diversas, pois na Espiritualidade NÃO EXISTE PRECONCEITO DE RAÇA, COR, CULTURA OU CREDO. Para os abnegados Espíritos que militam na seara umbandista, as palavras de ordem são “HUMILDADE E CARIDADE”,não importa sob qual roupagem fluídica se apresentem.

É certo que herdamos, na constituição da Religião de Umbanda (e assim já foi no momento de sua fundação, pois manifestou-se a princípio um “Caboclo”, e, no dia seguinte, na DATA INAUGURAL, o “Preto-Velho” Pai Antonio), elementos dos cultos aqui desenvolvidos pelos nativos indígenas e também dos negros que aqui aportaram como escravos, trazendo de suas longínquas terras africanas conhecimentos culturais e religiosos de diversas nações. Essa influência ancestral é chamada de “ATAVISMO”, que é o conjunto de valores morais, físicos e culturais que cada nação possui, e que fora, herdados de gerações anteriores.

Desde tempos muito antigos somos orientados e auxiliados pela Espiritualidade Superior. Diferentes espécies que surgiram antes do homo sapiens (o ser humano atual) deram sua contribuição biológica até o aparecimento do humano como único membro dessa ancestralidade. Com o advento daagricultura e a estruturação tribal e cultural (religião, hierarquia e clãs), o ser humano passou a concentrar melhor sua ligação com o invisível desconhecido. As ervas naturais utilizadas como remédios e as previsões do Xamã foram as técnicas iniciais para trazer os “mortos” ao mundo dos vivos. Muitos ao partir, continuaram a cuidar dos animais e plantas, outros dos minerais e das águas, como guardiães da ordem e do equilíbrio. Freqüentemente eram trazidos pelo pajés – os rituais e o xamanismo politeístas das etnias africanas e ameríndias – e encontraram seu paralelo na busca da resposta: ERA PRECISO ENCONTRAR NO PRINCÍPIO IMATERIAL A JUNÇÃO CERTA NA CONDUTA INDIVIDUAL E COLETIVA. A divindade estava materializada através do sol e da lua, expoentes máximos de beleza e mistério. É a partir dessa fase que a vida humana passa a ter contornos diferenciados na sua relação existencial, modificando a forma de pensar com experiências curiosas, resultando em linguagens e gravuras tribais.

Todo esse desenvolvimento ancestral do homem se manifesta hoje na Religião de Umbanda por meio dessa influência chamada de “atavismo”. Segundo Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço que pesquisou a relação entre a Teologia e a Psicologia, chegando a fazer algumas experiências espiritualistas, O ATAVISMO É GERADO PELO MECANISMO CHAMADO DE “INCONSCIENTE COLETIVO”, QUE É FORMADO POR ARQUÉTIPOS, MANIFESTAÇÕES COMUNS A CADA CULTURA. Segundo seus estudos sobre os arquétipos, EXISTE UAM FORMA DE COLOCARMOS DEUS DENTRO DE NOSSAS VIDAS, MAS ISSO VAI DEPENDER DAS CIRCUNSTÂNCIAS EXISTENCIAIS, CULTURAIS E PESSOAIS DE CADA UM. Dentro desse sistema, conhecimentos, costumes e valores de uma sociedade ou civilização vão passando de geração em geração.

Baseados na Lei da Reencarnação, sabemos que o Espírito NÃO HERDA DE SEUS PAIS CARNAIS VALORES MORAIS OU INTELECTUAIS; O INCONSCIENTE COLETIVO É UM GRANDE MECANISMO NESSA TRANSFERÊNCIA DE VALORES)

A Umbanda, assim como qualquer outra religião, teve que encontrar elementos favoráveis para que nascesse e se desenvolvesse em solo brasileiro. Se por um lado a mistura de raças fez com que o país não tivesse uma homogeneidade cultural, por outro facilitou a manifestação de idéias religiosas de diversas tendências. Sem dúvida, NOSSA PRIMEIRA RAIZ é a indígena, mas antes da nossa formação como hoje conhecemos, o Índio e o Negro JÁ POSSUÍAM uma forte cultura e patrimônio religioso.

Essa é uma das principais razões pela qual a Umbanda FUNDOU-SE em terras brasileiras, pois esse atavismo, que nos liga ao passado do Negro e do Índio por meio dos Caboclos e dos Pretos-Velhos, FACILITOU para que a mesma tivesse sua base em torno desse cenário multicultural e religioso, desenvolvendo-se junto ao povo, com um trabalho totalmente voltado para a CARIDADE.

Pesquisa e Texto: Virgínia Rodrigues – Transcrito do Site Revista Espiritual de Umbanda, 11ª edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário