sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Os personagens da espiritualidade


"As personalidades agrupadas em Falanges Espirituais na Umbanda temos: Caboclos e Caboclas(Que na maioria nunca foram indios) - Pretos(as)- Velhos(as)(que tb a maioria não vivenciaram a escravidão)- Sou novo e não entendo muita coisa! Isso me deixou com uma dúvida porque se as entidades nunca vivenciaram como indios , escravos, indus......por que se apresentam dessa forma.....?????? Sou médium e as vezes vejo algumas entidades...muito raro....mais já vi um preto-velho....bem parecido como as imagens vendidas por ai.... Isso me deixou um pouco duvidoso....já li muitos livros e sei que espíritos com um grande controle de sua matéria conseguem mudá-la pro que bem entender...mas por que é que fazem isso???? Por que não se aprensentam como são realmente?"
Quem de nós não foi?
Acredito que, pelo fato de Criança, Caboclo e Pai Velho comporem o triângulo da forma na Umbanda, há uma identificação muito grande com as origens historiadas. Há de se compreender que antes da forma há a essência em ser compreendida: Crianças, por exemplo, muitos as percebem como sendo aquelas que desencarnaram na tenra idade, por isto são vistos como "anjinhos". Onde estaria a essência? Quando as pessoas conversam com as "Crianças", qual a sua postura e comportamento no momento? Duas coisas básicas acontecem, a irradiação da alegria e pureza de sentimentos. Os seres "travestidos" de Crianças irradiam isto. É a nossa sintonia com estes valores. Já vi crianças, também raramente, travestidas como crianças em determinados ambientes e outras não, pois apresentavam longas barbas e cabelos brancos.... e não eram precoces!
Não diria a maioria ou minoria das entidades espirituais tem esta ou aquela origem, pois a perspectiva de caridade através da luz, transcende as nossas limitadas percepções físicas no contexto geral. A representação ou sua transmutação astral irá de acordo com o nosso entendimento ou mesmo com o ambiente. Há alguns anos, li um livro que descrevia uma entidade da linha dos "Pretos-Velhos", que se chamava Nhô Pedro. Um barato! Mais interessante ainda, quem era Ele...
De alguma forma, tanto no passado distante, como no passado recente, nós mesmos, certamente fomos índios, negros, brancos, amarelos, etc... experimentamos, talvez, os "vários lados" da mesma moeda, nos diversos continentes deste planeta e, provavelmente, em outros... não só através das sucessivas reencarnações, como também pelas nossas ancestralidades físicas (Principalmente os Umbandistas!). Há uma crença de que Caboclo tem que Ter sido índio, que Preto-Velho tem que Ter sido escravo. Eu, compreendo de uma forma mais abrangente, percebo os Pretos-Velhos, como Pais/Mães Velhas, pois a Sabedoria e Tolerância você encontra em todas as raças. Quanto aos Caboclos, muitos dos que aparecem (astralmente) com penachos, na realidade são irradiações emanadas de seu chácra coronal. Por sua vez, talvez busquem a "concretude da forma astral", para podermos compreende-los melhor, pois se a sua apresentação for a original, talvez não os percebamos.
A aparência astral poderá ocorrer de três modos: a última forma encarnada; através da manipulação do corpo astral; ou mesmo através do estimulo do nosso subconsciente e inconsciente. A primeira, por si só se explica; Na manipulação, a entidade se apresenta naquela forma e na última, reaviva a nossa "memória". Algumas entidades, principalmente aquelas que estão nos planos muito superiores, "emprestam" os corpos astrais de outras entidades para se manifestarem na nossa presença, pois a sutileza dos seus corpos e a densidade dos nossos torna-se muito difícil a "simbiose" mediúnica.
Com certeza, tem muito Preto-Velho, além de outras cores, que foi escravo, "baixando" nos Terreiros, da mesma forma que existe muito "preto-velho", além de "outras cores", que estão "caçando" os seus algozes do passado.


Postado pelo Mestre Thashamara

Nenhum comentário:

Postar um comentário